Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
22 de dezembro de 2021 às 11:23 pm em resposta a: Vivendo no Brasil e em outro País: Dupla Residência Fiscal, Acordos Brasileiros e Reciprocidade #6727BrunoParticipante7 de junho de 2022 às 8:45 am em resposta a: Quando devo entregar a Comunicação de Saída Definitiva? #7666BrunoParticipante7 de junho de 2022 às 6:31 pm em resposta a: Vivendo no Brasil e em outro País: Dupla Residência Fiscal, Acordos Brasileiros e Reciprocidade #6820BrunoParticipante::
Olá Vinicius, os dois artigos que li sobre domicílio fiscal estão muito bons! Parabéns.
Estou em processo de expatriação para o México, ainda terei um vinculo (estarei de licença não remunerada) com a empresa que trabalho no Brasil, e serei contratado pela mesma empresa no México (multinacional americana). Este contrato é claro que é um contrato temporário de 2 anos.
Portanto no Brasil a única renda que terei é o aluguel do meu imóvel (irei alugar durante minha ausencia), além de investimentos. A minha renda (salário) irei receber no México. A minha intenção, ao final dos 2 anos, é voltar para o Brasil, inclusive a planejo comprar um terreno e construir um outro imóvel durante os 2 anos. Já revisei que o Brasil e o México tem o acordo bilateral.
A minha ideia neste momento é manter a dupla residencia fiscal.
Como a definição de “ânimo definitivo” é subjetiva, minha dúvida é: mantendo meus investimentos no Brasil, seguir declarando o imposto anualmente, incluindo os rendimentos do México, tendo um imóvel proprio alugado, e um contrato de trabalho temporário por 2 anos, seria o suficiente para justificar que a minha intensão é voltar para o Brasil?
Muito Obrigado!
24 de agosto de 2022 às 6:30 pm em resposta a: Aplicações financeiras no Brasil: O dilema do não residente #7286BrunoParticipante::Eu estou indo agora para a Espanha e tenho aplicação na corretora que só pode ser retirada ano que vem, vou transferir todo o dinheiro para lá e depois fazer a declaração de saída, porém como fica o dinheiro quenão consegui sacar? Vão encerrar a conta e como pego ele? Pq se ficar aberta vai sinalizar que sou residente .-.
2 de setembro de 2022 às 7:38 am em resposta a: Moro no exterior e recebo aluguel no Brasil: o que faço? #7798BrunoParticipante::Olá Vinícius, tudo bem?
Estou com uma dúvida relação ao pagamento de DARF atrasada.
Por exemplo, se eu receber hoje o dinheiro em minha conta bancária e esquecer de gerar e pagar a DARF, como devo emitir a DARF amanhã? Devo emitir uma DARF amanhã e acrescentar algum tipo de juros? Ou esse júros é calculado na DIRF ? Eu devo calcular isso tudo manualmente?
Obrigado,
Bruno.8 de fevereiro de 2023 às 6:34 pm em resposta a: Doações e heranças recebidas no exterior: como tributar e declarar #7991BrunoParticipante::Ola Tersi,
Muito obrigado pelo seu blog!
Eu estou lendo sobre a mudanca do entendimento da RF sobre recolhimento de IRRF sobre herancas recebidas por nao residentes (de 2019 pra ca). A minha primeira pergunta eh, qual o fato gerador dessa IRRF sobre herancas recebidas por nao residente? A transmissao do bem do espolio para o herdeiro nao residente? Ou quando o imovel eh vendido pelo herdeiro apos o espolio?
Eu declarei a declaracao de saida definitiva em 2009 e em 2010 recebi uma heranca da minha mae, contendo bens imoveis e carro. O novo entendimento da RF (em 2019) é retroativo?
Muito obrigado,
-
AutorPosts