Respostas no Fórum

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • Amanda Ramos Oliveira
    Participante
    0
    ::

    Boa tarde,

    Excelente conteúdo. Obrigada por compartilhar.

    Eu vivo na Alemanha desde 2019 e declarei saída definitiva do Brasil em 2020. Moro aqui com meu marido, que trabalha, recebe salário aqui e também declarou saída. Acontece que consegui emprego em uma empresa brasileira (home office) e estou trabalhando desde dezembro de 2021. Segundo a legislação alemã, por eu ser residente aqui, preciso pagar imposto sobre esse redimento auferido no Brasil.
    Entretanto, com a declaração de saída e como a fonte pagadora faz a retenção direto da fonte, pago 25% de imposto (não progressivo) mais a porcentagem do INSS, totalizando algo em torno de 35/36%.

    Pelo acordo de reciprocidade entre Brasil e Alemanha, acredito que só precise pagar a diferença entre o imposto pago no Brasil e o que seria pago aqui (creio que seria 10%, já pago o seguro saúde), mas imagino que o INSS não esteja incluso nesse valor e que a base de cálculo seja 25%, é isso mesmo?

    Nesse caso, me pergunto se eu não deveria reverter minha situação de não residente, considerando que eu estaria na categoria de 27,5%, mas com um imposto efetivo de 9,74% ao invés de 25%; e também que não mando meus redimentos para Alemanha (faço investimentos no Brasil).
    É possível reverter essa condição fazendo uma declaração de imposto de renda?
    A taxação na Alemanha seria considerado os 27,5% ou a tarifa efetiva?

    Muito obrigada.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
Responder
1
Olá, sou Vinicius Tersi, especialista em Direito Tributário Internacional.

Espero que o conteúdo de nosso site seja útil e adequado à sua realidade.

Não achou uma resposta para sua dúvida no site?

Envie-a pelo WhatsApp, para eu e minha equipe entendermos melhor o seu caso.

Será um prazer atender!