Home Fóruns Artigos Saída Definitiva do Brasil: vale a pena perder a residência fiscal brasileira?

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6486
      0
      ::

      Como viver e trabalhar no exterior pode impactar seu imposto de renda no Brasil

      [Veja o artigo completo em Saída Definitiva do Brasil: vale a pena perder a residência fiscal brasileira?]

    • #7600
      Rodrigo Leite
      Participante
      0
      ::

      Bom dia
      Gostaria de verificar a possibilidade de agendarmos uma consulta virtual, pois tenho algumas duvidas da minha situacao especifica, que gostaria de consulta-los.
      Obrigado

    • #7601
      0
      ::

      Olá, Rodrigo!

      Obrigado pelo seu interesse! A forma mais simples e rápida de falar conosco sobre consultas é clicar no botão “Fale Conosco” ou no botão de WhatsApp e conversar diretamente com a nossa equipe. Eles fazem algumas perguntas para entenderem melhor sua necessidade e orientam sobre a marcação de uma consulta na minha agenda. Você também pode fazer isso mandando e-mail para contato@tersi.adv.br.

      De qualquer forma, posso pedir para entrarem em contato com você por e-mail, se preferir.

      Um grande abraço!

    • #7602
      0
      ::

      Como atualizar o CPF, residente na italia

    • #7603
      Edgar Pereira
      Participante
      0
      ::

      Excelente post, parabens Vinicius!!

    • #7604
      0
      ::

      Olá, Maria! Pelo seu comentário eu não consegui extrair informações suficientes para lhe ajudar. Você poderia elaborar o problema?

      De qualquer forma, a Receita Federal criou uma forma de atualizar informações do CPF via e-mail. Você encontra orientações sobre esse serviço neste link.
      Caso você prefira falar diretamente com a gente, basta entrar em contato peloWhatsApp ou pelo e-mail contato@tersi.adv.br!

    • #7605
      Nawar
      Participante
      0
      ::

      Muito obrigado por este artigo
      Mas eu esperava que o artigo terminasse com uma explicação clara da ideia
      Que se a pessoa resolvesse voltar para o Brasil depois de um tempo, e trouxesse todo o seu dinheiro, esse dinheiro logicamente e de acordo com a explicação não estaria sujeito a nenhum imposto no Brasil, porque é tudo de fora do Brasil, e ele fiz ” Saída Definitiva do Brasil”
      Isso é verdade ?

    • #7606
      Flávia
      Participante
      0
      ::

      Boa tarde. Resido em Portugal há 1 ano, porém não fiz a declaração de saída definitiva. Tenho imóveis no Brasil em meu nome e um deles está financiado pela CEF. Mesmo com este financiamento em meu nome, consigo fazer a declaração de saída definitiva?

      Obrigada.

    • #7607
      João Santos
      Participante
      0
      ::

      Tenho um sobrinho que vive há 15 anos nos EUA e nesse período, trabalha, adquiriu casa e carros lá.
      Quais as implicações dele fazer a saída fiscal agora, vai ter de declarar antes esses bens e rendimentos, pagar multas etc…
      Obrigado
      João Santos

    • #7608
      Andrea
      Participante
      0
      ::

      Olá! Excelente texto!
      Tenho uma dúvida: posso ser residente fiscal no Brasil morando em outro país por mais de 12 meses?
      Muito obrigada 🙂

    • #7609
      Giovana
      Participante
      0
      ::

      Dr. Vinicius, vi alguns sites informando que quem saiu há mais de 5 anos do Brasil, sem entregar a Declaração de Saída Definitiva, poderia apenas regularizar a situação do CPF indicando que agora não é residente. Está certa essa informação? Não seria preciso fazer a Declaração de Saída Definitiva Retroativa?

    • #7610
      Olga Mariotto
      Participante
      0
      ::

      somos aposentados no Brasil e recebemos os beneficios aqui nos USA onde moramos.Queremos saber se caso dermos a saida definitiva do Brasil,isso afetaria nosso beneficio ou se por causa deste beneficio teremos que continuar declarando o imposto de renda.Como aposentados todo mes descontam 25% de nosso beneficio, pelo que sei este dinheiro nao e devolvido independente de fazermos a declaracao. Sera que vale a pena fazer a saida definitiva?

    • #10225
      guilhermo
      Participante
      0
      ::

      bom dia, eu sou argentino com residencia no brasil, tenho uma MEI mas há um ano eu mudei para portugal, queria saber se é conveniente fazer a saida definitiva do Brasil e pagar os impostos aqui em portugal. considerando que nao querio perder a residencia nem cpf. Nao sei se isso afeta em algum ponto o que osu eu como pessoa fisica. Obrigado!

    • #10231
      Risen
      Participante
      0
      ::

      Olá, Dr. Vinícius.

      Poderia, por favor, esclarecer algumas dúvidas? Gostaria de me mudar com a família para a Espanha, para lá viver com a renda de aplicações financeiras e de trades (compra e venda de criptomoedas). Eu faria a Comunicação de Saída Definitiva (CSD) e a Declaração de Saída Definitiva do País (DSDP), assim que saísse de mudança.
      Nesse cenário, ocorrem-me as seguintes dúvidas:
      1) Eu posso manter minha conta bancária no Itaú (Brasil) ainda ativa e fazer movimentações e resgates?
      2) Há limites a essas movimentações, determinadas pela Receita Federal ou pelo Bacen?
      3) Já que esses rendimentos são tributados na fonte, não preciso me preocupar de declará-los à RFB, certo?
      4) Tenho aplicações em tokens de renda fixa digital, na plataforma Mercado Bitcoin, a qual não recolhe nem é tributada na fonte. Acaba que eu mesmo tenho que apurar e declarar o ganho de capital. Posso continuar a manter esses fundos, declarando no GCAP e pagando imposto (quando aplicável), mesmo residindo fora do Brasil?
      5) O procedimento que eu usaria para auferir meus rendimentos ou valores em Euro, no exterior, seria através de um cartão Wise, para o qual converteria os aportes do Banco Itaú, feitos em reais, em Euros. Li que, ao se aportar valores acima de de 10 mil dólares para um cartão internacional, ter-se-ia que declarar à RFB. Embora muito provavelmente eu não transferiria todo esse valor mensalmente, como procederia, caso fizesse um aporte acima desse limite?
      6) Quanto às criptomoedas, eu faria trades através da plataforma Binance (empresa global, porém com representação no Brasil, local em que fiz meu cadastro). Diante dessa representação, a Binance só aceita saques em reais para o Banco vinculado ao meu CPF no Brasil (Itaú). Posso continuar fazendo os trades como fazia aqui no Brasil, sacando para o Itaú, transferindo para a Wise e declarando o ganho de capital no GCAP? Desculpe-me pela extensa lista. Desde já, muito obrigado!

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Responder
1
Olá, sou Vinicius Tersi, especialista em Direito Tributário Internacional.

Espero que o conteúdo de nosso site seja útil e adequado à sua realidade.

Não achou uma resposta para sua dúvida no site?

Envie-a pelo WhatsApp, para eu e minha equipe entendermos melhor o seu caso.

Será um prazer atender!