Gostou do artigo? Compartilhe

Como declarar rendimentos no Brasil morando no exterior?

Como declarar rendimentos no Brasil morando no exterior? Para quem vive no exterior e mantém por algum motivo a residência fiscal no Brasil, há a obrigação de submeter à tributação brasileira os rendimentos de fonte estrangeira. Para tanto, importa saber primeiro que rendimentos são esses.

Como declarar rendimentos no Brasil morando no exterior – Quais rendimentos declarar?

No Brasil há duas formas de tributar a renda auferida no exterior: (i). como ganho de capital em moeda estrangeira, em regra à alíquota de 15%, mas que admite progressividade até 22,5%; ou (ii). como rendimento mensal obrigatório (“carnê leão”), submetido às alíquotas progressivas, de 0% a 27,5%.

As regras dos ganhos de capital em moeda estrangeira se aplicam à alienação de bens ou direitos adquiridos no exterior e também às liquidações ou resgates de aplicações financeiras mantidas no exterior. Os juros de referidas aplicações financeiras também se submetem a referido regime. A tributação é definitiva, o que quer dizer que o imposto apurado pela transação não é somado a demais rendimentos para ajustes (apuração de imposto a restituir ou a complementar).

O cumprimento da legislação de ganho de capital em moeda estrangeira implica manter registro das datas das operações realizadas, para a conversão do câmbio de moeda estrangeira para dólares americanos e depois para reais. Também importa saber qual a moeda de origem dos recursos utilizados para adquirir ativos ou investir no exterior, para saber qual regra de conversão de câmbio aplicar. Esse controle pode ser relativamente complexo, a depender do número de operações.

Ganhos de capital em moeda estrangeira 

Os ganhos de capital em moeda estrangeira precisam ser informados transação a transação no programa auxiliar “GCAP” e na declaração anual de ajuste, e não admitem compensação de prejuízos. Isso é muito desvantajoso, por dois motivos: a declaração desses ganhos é bastante trabalhosa, principalmente para quem mantém aplicações financeiras ou transaciona ações em bolsa. As aplicações no mercado de renda variável no Brasil, em contraste, são tributadas somente pelo ganho líquido, informado mês a mês e com a possibilidade de compensação de prejuízos.

Quanto ao carnê leão, este é aplicável a todos os demais rendimentos de fonte estrangeira, como salários, dividendos, aluguéis etc. Como o carnê leão soma todos os rendimentos do mês, de fonte brasileira ou estrangeira, deve-se tomar cuidado com a apuração. Só há certeza sobre o valor do imposto devido após identificar todos os rendimentos do mês a serem somados, o que pode não ser uma tarefa simples.

E o Carnê Leão?

O carnê leão tem uma regra própria de conversão dos valores de moeda estrangeira para reais. Esses rendimentos são informados na ficha de carnê leão em uma coluna específica sobre rendimentos no exterior. O imposto pago no exterior sobre referidos rendimentos também é passível de ser convertido em reais e utilizado para compensar o valor do imposto brasileiro.

Para mais informações sobre esse assunto, sugiro a leitura do texto “Tributação de ganhos e rendimentos do exterior: como apurar e declarar” e “Declaração de Saída Definitiva do País em 2020: o que se deve saber”.

Neste blog você encontrará sempre informações relevantes e atualizadas a respeito do tema, além de orientá-lo para evitar problemas com o Fisco e demais autoridades. Fique à vontade para nos relatar sua experiência, compartilhar o conteúdo com outros amigos que necessitem de orientações e entrar em contato conosco através do e-mail contato@tersi.adv.br ou via WhatsApp. Clique aqui para enviar uma mensagem agora.

Conte comigo!

Um forte abraço,

Vinícius Tersi.

Esse texto sobre Declarar rendimentos no Brasil morando no exterior foi elaborado por Vinícius Tersi Advocacia, escritório especializado em Consultoria Tributária Internacional.

Autor

  • Vinicius Tersi

    Vinicius Tersi é advogado e especialista em Direito Tributário Internacional. Graduado também em Contabilidade e com Mestrado em Direito Tributário pela USP, está familiarizado com diferentes sistemas jurídicos e contábeis. É especialista em transações internacionais para empresários e famílias com residência fiscal e ativos em múltiplas jurisdições. Tem habilitação para atuar no Brasil e em Portugal.

Comentários

Home ' Fóruns ' Como declarar rendimentos no Brasil morando no exterior?

Visualizando 0 resposta da discussão
Visualizando 0 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Responder
1
Olá, sou Vinicius Tersi, especialista em Direito Tributário Internacional.

Espero que o conteúdo de nosso site seja útil e adequado à sua realidade.

Não achou uma resposta para sua dúvida no site?

Envie-a pelo WhatsApp, para eu e minha equipe entendermos melhor o seu caso.

Será um prazer atender!