Home › Fóruns › Artigos › Saída Definitiva do Brasil: vale a pena perder a residência fiscal brasileira?
- Este tópico contém 13 respostas, 12 vozes e foi atualizado pela última vez 11 meses, 2 semanas atrás por Risen.
-
AutorPosts
-
-
12 de janeiro de 2022 às 3:27 pm #6486Vinicius TersiMestre::
Como viver e trabalhar no exterior pode impactar seu imposto de renda no Brasil
[Veja o artigo completo em Saída Definitiva do Brasil: vale a pena perder a residência fiscal brasileira?]
-
26 de janeiro de 2022 às 2:09 pm #7600Rodrigo LeiteParticipante
-
26 de janeiro de 2022 às 2:20 pm #7601Vinicius TersiMestre::
Olá, Rodrigo!
Obrigado pelo seu interesse! A forma mais simples e rápida de falar conosco sobre consultas é clicar no botão “Fale Conosco” ou no botão de WhatsApp e conversar diretamente com a nossa equipe. Eles fazem algumas perguntas para entenderem melhor sua necessidade e orientam sobre a marcação de uma consulta na minha agenda. Você também pode fazer isso mandando e-mail para contato@tersi.adv.br.
De qualquer forma, posso pedir para entrarem em contato com você por e-mail, se preferir.
Um grande abraço!
-
19 de junho de 2022 às 5:39 pm #7602Maria de Fátima Mourão dantasParticipante
-
21 de junho de 2022 às 9:39 pm #7603Edgar PereiraParticipante
-
12 de dezembro de 2022 às 4:26 pm #7604Vinicius TersiMestre::
Olá, Maria! Pelo seu comentário eu não consegui extrair informações suficientes para lhe ajudar. Você poderia elaborar o problema?
De qualquer forma, a Receita Federal criou uma forma de atualizar informações do CPF via e-mail. Você encontra orientações sobre esse serviço neste link.
Caso você prefira falar diretamente com a gente, basta entrar em contato peloWhatsApp ou pelo e-mail contato@tersi.adv.br! -
27 de dezembro de 2022 às 6:02 am #7605NawarParticipante::
Muito obrigado por este artigo
Mas eu esperava que o artigo terminasse com uma explicação clara da ideia
Que se a pessoa resolvesse voltar para o Brasil depois de um tempo, e trouxesse todo o seu dinheiro, esse dinheiro logicamente e de acordo com a explicação não estaria sujeito a nenhum imposto no Brasil, porque é tudo de fora do Brasil, e ele fiz ” Saída Definitiva do Brasil”
Isso é verdade ? -
17 de março de 2023 às 1:56 pm #7606FláviaParticipante
-
25 de março de 2023 às 11:07 am #7607João SantosParticipante
-
16 de abril de 2023 às 11:54 am #7608AndreaParticipante
-
26 de abril de 2023 às 11:50 am #7609GiovanaParticipante::
Dr. Vinicius, vi alguns sites informando que quem saiu há mais de 5 anos do Brasil, sem entregar a Declaração de Saída Definitiva, poderia apenas regularizar a situação do CPF indicando que agora não é residente. Está certa essa informação? Não seria preciso fazer a Declaração de Saída Definitiva Retroativa?
-
17 de julho de 2023 às 3:53 pm #7610Olga MariottoParticipante::
somos aposentados no Brasil e recebemos os beneficios aqui nos USA onde moramos.Queremos saber se caso dermos a saida definitiva do Brasil,isso afetaria nosso beneficio ou se por causa deste beneficio teremos que continuar declarando o imposto de renda.Como aposentados todo mes descontam 25% de nosso beneficio, pelo que sei este dinheiro nao e devolvido independente de fazermos a declaracao. Sera que vale a pena fazer a saida definitiva?
-
20 de dezembro de 2023 às 8:01 am #10225guilhermoParticipante::
bom dia, eu sou argentino com residencia no brasil, tenho uma MEI mas há um ano eu mudei para portugal, queria saber se é conveniente fazer a saida definitiva do Brasil e pagar os impostos aqui em portugal. considerando que nao querio perder a residencia nem cpf. Nao sei se isso afeta em algum ponto o que osu eu como pessoa fisica. Obrigado!
-
7 de janeiro de 2024 às 11:40 am #10231RisenParticipante::
Olá, Dr. Vinícius.
Poderia, por favor, esclarecer algumas dúvidas? Gostaria de me mudar com a família para a Espanha, para lá viver com a renda de aplicações financeiras e de trades (compra e venda de criptomoedas). Eu faria a Comunicação de Saída Definitiva (CSD) e a Declaração de Saída Definitiva do País (DSDP), assim que saísse de mudança.
Nesse cenário, ocorrem-me as seguintes dúvidas:
1) Eu posso manter minha conta bancária no Itaú (Brasil) ainda ativa e fazer movimentações e resgates?
2) Há limites a essas movimentações, determinadas pela Receita Federal ou pelo Bacen?
3) Já que esses rendimentos são tributados na fonte, não preciso me preocupar de declará-los à RFB, certo?
4) Tenho aplicações em tokens de renda fixa digital, na plataforma Mercado Bitcoin, a qual não recolhe nem é tributada na fonte. Acaba que eu mesmo tenho que apurar e declarar o ganho de capital. Posso continuar a manter esses fundos, declarando no GCAP e pagando imposto (quando aplicável), mesmo residindo fora do Brasil?
5) O procedimento que eu usaria para auferir meus rendimentos ou valores em Euro, no exterior, seria através de um cartão Wise, para o qual converteria os aportes do Banco Itaú, feitos em reais, em Euros. Li que, ao se aportar valores acima de de 10 mil dólares para um cartão internacional, ter-se-ia que declarar à RFB. Embora muito provavelmente eu não transferiria todo esse valor mensalmente, como procederia, caso fizesse um aporte acima desse limite?
6) Quanto às criptomoedas, eu faria trades através da plataforma Binance (empresa global, porém com representação no Brasil, local em que fiz meu cadastro). Diante dessa representação, a Binance só aceita saques em reais para o Banco vinculado ao meu CPF no Brasil (Itaú). Posso continuar fazendo os trades como fazia aqui no Brasil, sacando para o Itaú, transferindo para a Wise e declarando o ganho de capital no GCAP? Desculpe-me pela extensa lista. Desde já, muito obrigado!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.