Respostas no Fórum

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Tributação de ganhos e rendimentos do exterior: como apurar e declarar #7957
    Leo
    Participante
    0
    ::

    Olá Dr. Vinicius,

    Parabéns pelo conteúdo, realmente o mais completo e didático existente!

    Duvida 1: RSUs ganhas e ESPPs (Ações compradas com desconto) sendo da mesma empresa (sede nos EUA), podem fazer parte da mesma planilha de acompanhamento de transações, para efeitos de aferir custo médio posterior para GCAP, ou devem ser tratadas em planilhas separadas?

    Pergunto isso, pois a RSU é toda ganha, então 100% é tributável no Carne Leao. A ESPP, no esquema 85/15, tem 85% como fonte de moeda nacional (desconto em folha no brasil) e 15% que a empresa dá (essa parte vai pro carnê leão também).

    Então no GCAP eu vou guardando esta proporcionalidade de Moeda Estrangeira e Moeda Nacional para o programa calcular corretamente.

    Na alienação do mesmo ticker, tanto faz se é RSU ou ESPP? (na corretora elas sao mantidas em contas diferentes) e acabam sendo transacoes diferentes de venda.

    Dúvida 2: Este capital no exterior está em uma razão de origens 20% Reais (parte vinda do salário nas ESPP) e 80% Dólar (parte vinda do desconto no preço (ou melhor, complemento pago pela empresa) nas ESPPs, mais é claro, as RSUs). Estou vendendo as ações (com prejuizo) e passando para uma outra conta de uma outra corretora para novo investimento. Posso considerar estes recursos como origem 100% Moeda Estrangeira, para fins de GCAP?

Visualizando 1 post (de 1 do total)
Responder
1
Olá, sou Vinicius Tersi, especialista em Direito Tributário Internacional.

Espero que o conteúdo de nosso site seja útil e adequado à sua realidade.

Não achou uma resposta para sua dúvida no site?

Envie-a pelo WhatsApp, para eu e minha equipe entendermos melhor o seu caso.

Será um prazer atender!